A principal função dos estabilizadores de tensão é proteger os equipamentos contra variações de tensão da rede elétrica. Um estabilizador de tensão desempenha ainda a função de ajustar a tensão para um determinado valor, diminuindo-a ou aumentando-a.
É necessário estabilizar essa energia para que os equipamentos operem dentro da faixa de tensão a que foram programados de forma a maximizar a sua eficiência. Para uma melhor compreensão tomemos como exemplo, um caso prático onde a variação de energia fornecida pelo fornecedor num determinado horário atinge um nível de 235 Vac (Volts Corrent Alternada) e, num outro horário, chega a um baixo nível de aproximadamente 200 Vac, prejudicando ou paralisando o funcionamento de alguns equipamentos, como por exemplo autómatos, computadores, instrumentação, ar condicionado, ressonância magnética, tomografia, etc.
Qual a solução?
Considerarmos a instalação de um estabilizador de tensão que irá fornecer uma tensão de saída dentro da faixa de +/-2% de variação (regulação estática) e permite uma variação de entrada de até +/-24% (variação de entrada). Isto significa que, ainda que a energia de entrada (rede do fornecedor) varie de 195V a 264V (230V -15% ou 230V +15%), a tensão de saída irá ficar dentro da faixa de 225V a 234V (220V -2%). Em suma, com esta medida, a energia estará estabilizada dentro das faixas mencionadas pelos equipamentos.
Como aplicar o estabilizador de tensão?
O estabilizador trifásico LVRSys para redes industriais pode ser aplicado em todos os barramentos, setores, quadros, e outros. As faixas de potência das aplicações estão disponíveis de 22 kVA a 3150 kVA para redes elétricas trifásicas e de 7.5 a 35 kVA para redes monofásicas.
O
estabilizador de tensão LVRSys pode ser integrado de diferentes maneiras, entre as quais:
- Quadro em poliéster ou alumínio + base em cimento/ betão (até 250 kVA). Conexão via seccionador.
- Armário específico de acordo com a necessidade do cliente, sendo possível uma integração num armário já existente (22 kVA até 630 kVA).
- Instalação em poste.
- Aplicação standard em interior com quadros modulares
Proteção oferecida pelos estabilizadores de tensão
Os estabilizadores de tensão protegem ainda o equipamento quanto à variação de tensão da rede concessionária, desligando-se para proteger a carga sempre que houver uma variação acima do previsto. São os sensores de subtensão e sobre tensão.