100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!
Homepage Saber mais Medição Energética

Flutuações de tensão e Flickers

Flutuações de tensão e flickers são alterações nas redes de fornecimento de energia.


O que são flutuações de tensão?


As flutuações na tensão são descritas como alterações acidentais no perfil da onda, devido a sobrecargas momentâneas na rede.

Na figura 1, abaixo, é possível perceber as alterações na forma da onda de tensão, que é evidente com a alteração periódica do formato da onda (aqui em forma sinusoidal). Em prática, o perfil da tensão de envelope vai depender do tipo e da duração da carga.

O que pode causar uma flutuação na tensão?


As principais cargas que podem causar flutuações de tensão na rede elétrica são:

  1. Instalações com arranques frequentes de motores elétricos;
  2. Acionamento de motores com operações cíclicas;
  3. Máquinas de soldar;
  4. Fornos elétricos a arco.

Consequências de flutuações de tensão?
Consequências de flutuações de tensão

  • Sintomas neurológico em humanos sob a influência de flicker:
    • O efeito flickering na iluminação é o resultado de flutuações de tensão. A influência destes eventos no corpo humano é sempre desconfortável e pode causar o aparecimento de sintomas como tonturas e até mesmo causar um ataque epilético a pessoas fotossensíveis.

  • Os equipamentos elétricos não funcionam corretamente:
    • As flutuações na tensão podem afetar os nossos equipamentos elétricos mais sensíveis, como é o caso das TVs e computadores ou até mesmo afetar processos industriais que dependem de uma fonte de energia estável para o seu correto funcionamento.
  • Propagação das flutuações de tensão na rede interna:
    • Geralmente, as variações na tensão causadas por sobrecargas não estão isoladas. Estas distorções vão propagar-se por toda a rede de distribuição, o que pode levar a uma série de problemas a todas as pessoas e equipamentos conectados à rede.

O que são flicker?


Os flicker tratam-se de cintilações nas luzes, muitas vezes visíveis a olho nu, e estão diretamente relacionados com as flutuações nas redes de fornecimento de energia pois são uma consequência destas variações. Este parâmetro determina o nível de flutuações na rede elétrica e assim, avaliar o impacto que estas provocam no corpo humano. 

Sempre que os níveis de flicker sejam excedidos, de acordo com o standard, é necessário utilizar técnicas de mitigação que limitam os efeitos destas variações de tensão. Estas ocorrências são muito comuns em luminárias incandescentes, pelo que atualmente, com a crescente utilização das lâmpadas do tipo LED, a importância dos flicker é cada vez menor.

Em muitos países, a medição dos flicker é extremamente importante para os fornecedores de energia que devem cumprir determinados parâmetros estabelecidos. O não cumprimento destes regulamentos resulta na aplicação de coimas e outras advertências, o que resulta num maior controlo deste problema.

Quais os parâmetros dos flicker?

Existem 2 indicadores principais que avaliam o grau de flickering em instalações elétricas, sendo eles: 

  • Flicker de curta duração - Pst
  • Flicker de longa duração - Plt
A norma IEC-61000-3-3 especifica os intervalos de medição e ainda os valores máximos para o Pst e Plt. Para redes de baixa tensão, os valores máximos destes parâmetros são de 1 e 0.65, respetivamente.

Soluções para a medição de flicker?

Em concordância com os sérios efeitos das flutuações de tensão nas redes elétricas e a consequente formação de flickers, foram estabelecidos valores padrão para as soluções de medição, permitindo monitorizar e avaliar o impacto destas ocorrências na saúde humana. Os requisitos para os equipamentos de medição de flickers são especificados na norma eletrotécnica internacional: IEC 61000-4-15.

Todos os analisadores PQM da Sonel detêm a capacidade de medir tanto o parâmetro Plt como o Pst, de acordo com a norma anteriormente descrita.

3 passos para a medição de flicker?

  1. Conectar qualquer analisador PQM da Sonel, de acordo com as instruções de fabricante e definir o modo de monitorização dos parâmetros Pst e Plt.
  2. Após o tempo de medição apropriado, realize a leitura dos valores para os parâmetros Pst e Plt e compare-os com os valores máximos de acordo com a respetiva norma.
  3. Se um dos parâmetros ultrapassar o valor máximo imposto pela norma IEC 61000-3-3 ou outros standards, deverá proceder às ações de mitigação do flicker.

Analisador de energia Classe S - PQM 700
Analisador de energia Classe S - PQM 700
Analisador de energia portátil Classe S - PQM 707
Analisador de energia portátil Classe S - PQM 707

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento?

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Zebedeu R.

CEO

Bruno Barbosa

COO

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
Política de cookies - Saiba mais aqui