CONTEXTO
Finalizada a construção do Hospital, os fornecedores de equipamentos médicos e os especialistas em qualidade de energia detetaram falhas e problemas graves na rede elétrica do hospital. Foram efetuadas análises energéticas e rapidamente percebeu-se que os valores da tensão não estavam em conformidade com as normas nacionais e europeias. O problema piorou quando a energia de emergência foi necessária durante um blackout (“apagão”) na rede.

DESAFIODevido à instabilidade elétrica e variação da tensão, os fornecedores de equipamentos médicos se recusaram a oferecer uma garantia para seus equipamentos. Ansioso por uma solução que respeita à norma (EN 61000-2-4) e manter as garantias de equipamentos médicos valiosos, o hospital procurou uma solução com base em 3 requisitos:
- Eliminar distúrbios elétricos (harmônicos);
- Ser um sistema redundante em caso de falha;
- Controlo e monitorização remota a partir de um local remoto;
SOLUÇÃOA melhor solução foram filtros ativos implementados em Dezembro de 2014. A solução engloba seis filtros ativo ADF P300 colocados em três locais separados em todo o hospital - todos operando com redundância total.
O sistema multimaster oferece inúmeras vantagens:
- Fácil manutenção dos filtros.- Reforço da potência do filtro.- Solução competitiva e económica.Os filtros ativos ADF são flexíveis através da função multi-master, o que significou uma grande vantagem para o hospital, bem como à oportunidade de se expandir facilmente no futuro, simplesmente adicionando módulos adicionais, se necessário. E o facto de todos os filtros ativos poderem ser integrados no sistema GTC do hospital significava que todos os requisitos do hospital para uma solução de qualidade de energia puderam ser atendidos com o ADF.
RESULTADOSDesde a instalação dos seis filtros ativos ADF P300 o hospital respeita as normas do padrão europeu e aumentou significativamente a eficiência energética no local. De facto, para que o hospital atendesse ao padrão, os harmônicos de tensão precisavam ser reduzidos em 50%, mas como a solução do ADF excedeu isso, o hospital ainda tem espaço para crescer.
- Redução de 70% de distorção harmónica da tensão;
- Equipamentos medicinais sem falhas;
- Rede elétrica do hospital estável;
- Segurança dos utentes.
A solução foi tão eficaz que todos os fornecedores de equipamentos médicos ganharam confiança suficiente no sistema para oferecer garantias ativas para todos os equipamentos.
Também é importante observar que, como a solução é completamente redundante, o hospital pode estar totalmente operacional, mesmo que um ADF P300 falhe ou esteja em manutenção. O hospital agora pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, com total tranquilidade quando se trata de qualidade de energia.