100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!
Homepage Saber mais Armazenamento Energético

Como escolher uma UPS?

Guia completo de como escolher a UPS indicada para a sua aplicação.


Uma UPS deve sempre garantir a devida proteção aos seus equipamentos.


No momento da sua escolha, é importante ter em conta vários elementos que condicionam a sua decisão. Este guia será útil caso tenha pouco conhecimento sobre estes equipamentos e/ou 
pretende um manual com todos os aspetos a considerar para adquirir uma UPS ajustada às suas necessidades.

Antes de avançar para o guia é importante realçar alguns pontos importantes.


1. O que é uma UPS (Fonte de Alimentação Ininterrupta)?


Uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) fornece energia e proteção elétrica para sistemas ligados à UPS.

O sistema desta solução entra em ação quando a energia é interrompida ou oscila de forma inadequada, a UPS fornece instantaneamente energia “limpa” e proteção elétrica aos equipamentos ligados através das baterias integradas.

2. A importância de implementar UPS


Todos os anos perdem-se milhares de milhões de euros devido ao tempo de inatividade provocado por perturbações na alimentação elétrica, que poderia ter sido evitado com a utilização de uma UPS. As empresas necessitam de prevenir a ocorrência de falhas de energia, que comprometem a atividade do negócio e causam prejuízos financeiros significativos.

Evite a perda de informação crucial para o seu negócio, contribuindo para a continuidade do negócio através da instalação de uma UPS bem dimensionada e com a autonomia adequada.

Consequências das falhas de energia que poderiam ser evitadas ao implementar uma UPS na instalação:

  • Sistemas fora de serviço.
  • Equipamentos danificados.
  • Perda de Dados.
  • Prejuízos financeiros.
  • Paralisação da atividade.
  • Infraestrutura TI indisponível;

Os equipamentos necessitam de proteção. Tanto em empresas e indústrias como num ambiente doméstico, as UPS são fundamentais na proteção de energia.


3. Qual a melhor UPS para a aplicação desejada?


a) UPS Linha Interactiva


Este tipo de UPS só entra em funcionamento em casos de falta de energia na rede. Em operação normal (com a rede em operação), a energia da rede (entrada da UPS) é redirecionada por bypass à saída da UPS.

Estes sistemas ups são recomendados para proteger computadores e outros equipamentos desde que não sejam de natureza crítica.

b. UPS Online de dupla conversão

Aqui estão as soluções da Ablerex sobre UPS monofásica para aplicações de dupla conversão:

Aqui estão as soluções da Ablerex sobre UPS trifásica para aplicações de dupla conversão:

A UPS on-line usa o método de “dupla conversão”.

A primeira conversão, de corrente alternada para corrente contínua, é feita através do retificador que carrega as baterias e alimenta o inversor. O inversor faz a segunda conversão, de corrente contínua para corrente alternada, para alimentar o equipamento protegido. Nestas UPS existe um isolamento elétrico.

As caraterísticas das UPS online de dupla conversão tornam estes sistemas ideias para aplicações em cargas e equipamentos críticos e sensíveis a variações da rede eletrica como por exemplo servidores, maquinas hospitalares, instrumentação, GTC, etc…


RESUMINDO


As UPS são classificadas em 3 tipos:

UPS off-line (não abordado)

  • Os dispositivos ligados a UPS off-line são alimentados pela rede.
  • Se a tensão desta descer abaixo de um certo limite, a carga passa a ser alimentada pela bateria, sendo a corrente transformada em tensão alternada pela UPS.
  • Têm uma potência de 1 kVA.

UPS de tipo linha interativa (ou line interactive)

  • São muito semelhantes às UPS off-line, mas possuem um regulador de tensão, que permite passar automaticamente para a alimentação por bateria em menos de 2 milissegundos.
  • A potência destas unidades de alimentção situa se entre 500 VA e 5 kVA.

UPS on line (ou de dupla conversão)

  • Produzem, constantemente, corrente alternada a partir da bateria, que está sempre ligada à rede elétrica.
  • A potência das UPS on line ultrapassa os 5 kVA.


GUIA – Que UPS escolher?


Siga estas próximos passos para dimensionar corretamente uma UPS. Se tiver dúvidas contacte os nossos especialistas em dimensionamento de UPS.

1. Carga dos equipamentos

A fim de dimensionar corretamente a sua UPS, calcule a carga necessária ao funcionamento dos equipamentos em questão, somando a potência de todos eles (indicada em VA).

Dica: Para dispor de uma margem de segurança, opte por uma UPS com uma potência de saída 20 a 25% superior à potência total dos seus aparelhos, que ofereça assim maior autonomia. No caso dos equipamentos informáticos, tenha também em conta o fator de potência da UPS (relação entre a potência real em watts e a potência aparente em VA). Por exemplo, os servidores têm um fator de potência de 0,9.

2. Autonomia

A autonomia da UPS depende do que pretende proteger com a UPS. A autonomia refere-se à quantidade de tempo que a UPS é capaz de assegurar em termos de alimentação dos equipamentos ligados em caso de falha ou perturbação da alimentação. Para ser mais fácil, responda às seguintes questões:

- O que pretende fazer quando ocorrer uma falha?
- Depois de definir o tempo de execução, lembre-se que quanto mais carga estiver ligada à UPS menos tempo as baterias duram.

3. Tensão de alimentação

Nas instalações elétricas existem circuitos a 230Vac e 400Vac. As cargas e equipamentos podem ser alimentados em monofásico (230Vac) ou trifásico (400Vac).  A tensão de saída da UPS deverá ser semelhante a tensão nominal das cargas a socorrer.

Nota: Existem UPS com entrada trifásica e saída monofásica.

4. Dimensão e instalação


Existem UPS de diferentes tamanhos e formatos. Faça a sua escolha de acordo com o espaço disponível:

a. As UPS para montagem em rack podem ser instaladas em bastidores standard, com uma altura entre 1U e 14U (U = unidade de rack). Constituem uma boa opção quando o espaço é limitado, sendo usadas, nomeadamente, para servidores e para redes.

b. Para equipamentos informáticos de secretária ou estações de trabalho em rede, opte pelo formato torre, que se pode colocar no chão, numa mesa ou numa estante.

c. Para equipamentos industriais e hospitalares, opte pelo formato torre ou armário, com instalação assenta no solo.

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento?

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Guillaume Cepa

Dep. Energia
+351 963 651 003

Bruno Barbosa

Dir. Comercial
+351 963 651 007

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
+351 253 818 850
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui