Aplicação dos filtros ativos anti harmónicos
Um dos maiores fabricantes de produtos de embalamento do Canadá deparou-se com imensas falhas de produção e paragens inesperadas devido a problemas relacionados com a
qualidade energética. Esta empresa necessitava de encontrar uma forma de eliminar estes problemas recorrentes e interrupções que em muito afetavam todo o processo de produção. De forma a averiguar qual o motivo para a fraca qualidade energética foram realizados diversos estudos e análises energéticas.
O principal desafio nas auditorias energéticas realizadas foi determinar o que causava falhas periódicas nos diversos transformadores e qual a solução recomendável. Após uma análise energética aprofundada, foi possível aferir qual era a origem dos problemas! Os motivos passavam por:
- Ressonância causada pela interação entre a frequência ressonante natural do sistema elétrico;
- Baterias de condensadores sintonizadas;
Com base nestas descobertas foi possível recomendar a aplicação de filtros ativos anti harmónicos como uma solução viável para a resolução destas ocorrências.
Resultados da aplicação dos filtros
Os filtros ativos têm vindo operar com sucesso desde janeiro de 2020, eliminando ressonâncias e harmónicos e ainda fornecendo energia próxima do fator de potência unitário. A redução de custos provenientes da instalação dos filtros ativos encontra-se na ordem dos 30 000 dólares canadianos por mês, cerca de 20 000€, devido à eliminação da corrente harmónica e a correção do fator de potência. Os filtros permitiram ainda um aumento da produtividade, uma vez que o tempo de atividade é maior.
A destacar:
- O transformador arrefecido a óleo opera a uma temperatura muito mais baixa, o que requer menos mudanças de óleo e menos manutenção;
- Temperatura de funcionamento dos vários transformadores significativamente reduzida;
- Redução de disparos intempestivos e fusíveis queimados;
- Redução da variação da alimentação de entrada dos transformadores e redução do desvio de tensão dos valores normais.
"O feedback por parte do cliente foi fantástico. Aliás, a ADM recebeu novas encomendas, 18 módulos PPM 300 para estas instalações, e foram também envolvidos em identificar e solucionar problemas relacionados com a qualidade energética não só aqui, como noutras fábricas da marca."
Ali Sarrafian, ADM Engineering LTD

Filtro ativo utilizado:
ADF P300
Vantagens:
- Eliminação de harmónicos;
|
 |
- Compensação dinâmica de energia reativa;
|
|
- Design modular e expansível;
|
|
|
- Controlo em circuito aberto, fechado ou sem TIs.
|